GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINIO MÉDIO
DIVISÃO DE CURRÍCULO
Rodovia Augusto Monte Negro Km 10
Fone: 211-5159 / 211-5164 (fax)
www.seduc.pa.gov.br
Bairro de Icoaraci – Belém – Pará
CEP: 66.820.000 – CGC:. 050.370.001-63
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA ESPECIAL DE PROMOÇÃO SOCIAL
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ
SIMÃO ROBISON OLIVEIRA JATENE
SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROMOÇÃO SOCIAL
GERSON PERES
SECRETÁRIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
ROSA MARIA CHAVES DA CUNHA
DIRETOR DE ENSINO
TADEU OLIVER
DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO
MANOEL DELMO SILVA DE OLIVEIRA
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO
ÍNDICE
APRESENTAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO E A ESTRUTURAÇÃO DO MODELO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO 04
CONTEÚDO – LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO E LITERATURAS
BRASILEIRA E PORTUGUESA 13
CONTEÚDO – ARTE 29
CONTEÚDO – LÍNGUA ESTRANGEIRA 35
CONTEÚDO – ESPANHOL 48
CONTEÚDO – HISTÓRIA 56
CONTEÚDO – GEOGRAFIA 71
CONTEÚDO – FILOSOFIA 82
CONTEÚDO – SOCIOLOGIA 90
CONTEÚDO – FÍSICA 93
CONTEÚDO – QUÍMICA 102
CONTEÚDO – BIOLOGIA 111
CONTEÚDO – MATEMÁTICA 118
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO
APRESENTAÇÃO
Estamos oferecendo à comunidade docente e à sociedade em geral a Proposta de CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS, fruto de discussão conjunta entre representantes de Escolas da rede pública estadual, particular e universidades públicas (UEPA e UFPA), com o objetivo de estar dando continuidade à implantação da reforma curricular para o Ensino Médio, bem como fazer frente às exigências do mundo em constante mudança.
Nossa expectativa é de estar contribuindo para um trabalho reflexivo dos docentes, cuja prática possibilite aos educandos atividades que transcendam à simples aquisição de informações e atendam à execução de tarefas baseadas na organização curricular por competências e habilidades.
Sendo um documento preliminar, a proposta poderá sofrer alterações a partir da apreciação dos docentes que dela se utilizarem para desenvolver sua prática pedagógica, com vistas ao ajuste às reais necessidades dos estudantes paraenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário