domingo, 28 de agosto de 2011

Proposta Curricular do Ensino Médio - 2003


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINIO MÉDIO
DIVISÃO DE CURRÍCULO




























PROPOSTA,CURRICULAR,2003,Ensino Médio 













Rodovia Augusto Monte Negro Km 10
Fone: 211-5159 / 211-5164 (fax)
www.seduc.pa.gov.br
Bairro de Icoaraci – Belém – Pará
CEP: 66.820.000 – CGC:. 050.370.001-63

           

           

           

 




GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA ESPECIAL DE PROMOÇÃO SOCIAL
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO





GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ
SIMÃO ROBISON OLIVEIRA JATENE






SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROMOÇÃO SOCIAL
GERSON PERES





SECRETÁRIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
ROSA MARIA CHAVES DA  CUNHA





DIRETOR DE ENSINO

             TADEU OLIVER







DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO

             MANOEL DELMO SILVA DE OLIVEIRA








GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO



                                                                                                                                                                    


ÍNDICE                                                                                            
                                                                                                                                

          APRESENTAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO E A ESTRUTURAÇÃO DO MODELO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO                                                                              04

CONTEÚDO – LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO E LITERATURAS
                        BRASILEIRA E PORTUGUESA                                                                13
CONTEÚDO – ARTE                                                                                                                     29
CONTEÚDO – LÍNGUA ESTRANGEIRA                                                                         35
CONTEÚDO – ESPANHOL                                                                                               48
CONTEÚDO – HISTÓRIA                                                                                                  56
CONTEÚDO – GEOGRAFIA                                                                                             71
CONTEÚDO – FILOSOFIA                                                                                                82
CONTEÚDO – SOCIOLOGIA                                                                                            90
CONTEÚDO – FÍSICA                                                                                                       93         
CONTEÚDO – QUÍMICA                                                                                                 102
CONTEÚDO – BIOLOGIA                                                                                               111
CONTEÚDO – MATEMÁTICA                                                                                        118


           







GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO


APRESENTAÇÃO


Estamos oferecendo à comunidade docente e à sociedade em geral a  Proposta de CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS, fruto de discussão conjunta entre representantes de Escolas da rede pública estadual, particular e universidades públicas (UEPA e UFPA), com o objetivo de estar dando continuidade à implantação da reforma curricular  para o Ensino Médio, bem como fazer frente às exigências do mundo em constante mudança.

Nossa expectativa é de estar contribuindo para um trabalho reflexivo dos docentes, cuja prática possibilite aos educandos atividades que transcendam à simples aquisição de informações e atendam à execução de tarefas baseadas na organização curricular por competências e habilidades.
                                                                                                                    
Sendo um documento preliminar, a proposta poderá sofrer alterações a partir da apreciação dos docentes que dela se utilizarem para desenvolver sua prática pedagógica, com vistas ao ajuste às reais necessidades dos estudantes paraenses.










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