GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE FILOSOFIA PARA A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO : QUE É FILOSOFIA? | ||
CONTEÚDO | COMPETÊNCIAS | HABILIDADES |
1. Acepções da palavra Filosofia 2. O surgimento da Filosofia na Grécia 3. Mito e razão | Ler textos filosóficos de modo significativo. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros. Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo Debater tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. | Distinguir a Filosofia na acepção ampla da acepção estrita Caracterizar a filosofia como um pensar reflexivo-crítico Compreender o que é mito Distinguir o pensamento mítico do pensamento filosófico Discutir as diferentes concepções acerca do surgimento da Filosofia. Compreender as principais questões que nortearam o surgimento da Filosofia na Grécia. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE FILOSOFIA PARA A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO : FILOSOFIA E CIÊNCIA | ||
CONTEÚDO | COMPETÊNCIAS | HABILIDADES |
1.1. Relação e distinção entre Filosofia e Ciência 1.2 Surgimento da Ciência Moderna e suas características 1.3. A questão do método e da objetividade nas Ciências Naturais e Humanas. 1.4. Ciência e ideologia 1.5. Conhecimento e linguagem | Ler textos filosóficos de modo significativo. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo Debater tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. | . Estabelecer relações e distinções entre Filosofia e Ciência . Caracterizar e comparar a concepção antiga e moderna de ciência. . Compreender o sentido e o alcance da Revolução Cientifica moderna. . Compreender a questão do método e suas implicações para a constituição da ciência. . Compreender as concepções empiristas e racionalistas acerca do conhecimento e método. . Distinguir o método indutivo do dedutivo e compreender a função das hipóteses, leis, teorias e modelos, bem como o papel da observação e explicação na construção do conhecimento científico. . Compreender o surgimento das Ciências Humanas a partir da transposição do modelo e método das Ciências Naturais e as dificuldades de aplicabilidade desse modelo e método ao estudo do homem. . Discernir a questão da objetividade nas Ciências Naturais e Humanas. . Compreender o conceito de ideologia e suas relações com a ciência .Caracterizar conhecimento e linguagem e compreender suas implicações reciprocas. . Compreender a especificidade da linguagem cientifica. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE FILOSOFIA PARA A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO : FILOSOFIA E INTERDISCIPLINARIEDADE | ||
CONTEÚDO | COMPETÊNCIAS | HABILIDADES |
Questões de natureza interdisciplinar: temas livres visando atender a interdisciplinariedade com outras disciplinas do currículo e as especificidades do projeto pedagógico de cada escola ou município. Os temas deverão ser definido pelo professor levando em conta as variáveis acima mencionadas. | Ler textos filosóficos de modo significativo. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo Debater tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. | A serem definidas conforme a especificidade do tema a ser tratado |
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O ALUNO
1. ARANHA, M.ª Lúcia e MARTINS M.ª Helena. Filosofando: Introdução à Filosofia, São Paulo, Editora Moderna, 1997
2. ARANHA, M.ª Lúcia e MARTINS M.ª Helena. Temas de filosofia, São Paulo, Ed. Moderna, 1998
3. CHALITA, G. Vivendo a Filosofia, São Paulo, Ed. Atual, 2004
4. CHAUÌ, M. Convite a Filosofia S. Paulo , Ed. Ática, 2003
5. CHAUÍ, M. Filosofia, S. Paulo, Ed. Ática, 2003, Série Novo Ensino Médio.
6. CHAUÌ, M. et alli. Primeira Filosofia : Lições introdutórias, São Paulo, Ed. Brasiliense, 1984
7. CORDI, C. et alli. Para filosofar, São Paulo, Ed. Scipione, 2002
8. COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia : História e grandes temas, São Paulo, Ed. Saraiva, 2001
9. CUNHA, J. A. Filosofia: Iniciação à investigação filosófica, São Paulo, Ed. Atual, 1992
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O PROFESSOR :
1. ADORNO, T. Temas Básicos de Sociologia, (“Conceito de Sociologia”), São Paulo, Ed. Cultrix, 1978
2. BACON, F. Novum Organum, São Paulo, Abril Cultural, 1979
3. COPI, I. Introdução a lógica, São Paulo, Ed. Mestre Jou, 1974
4. COMTE, A. Curso de Filosofia positiva, São Paulo, Abril Cultural, 1978
5. DESCARTES, Princípios da filosofia, (Carta Prefácio), trad. João Gama, Lisboa, Edições 70, 1997
6. DESCARTES, Discurso sobre o método, S. P., Abril Cultural, 1980
7. GALILEU, O Ensaiador, “Os Pensadores”, São Paulo, Abril Cultural, 1978
8. GOLDMANN, L., Ciências humanas e filosofia, São Paulo, Difel, 1984
9. GRANGER, G. A ciência e as ciências, São Paulo,Editora da UNESP, 1994
10. HABERMAS, J. Técnica e ciência enquanto ideologia, São Paulo, Abril Cultural, 1980
11. HABERMAS, J. “Conferência Conhecimento e interesse”, São Paulo, Abril Cultural, 1980
12. HESSEN, J. Teoria do Conhecimento, Coimbra, Arménio Amado Editor, 1973
13. HUME, D. Investigação sobre o entendimento Humano, “Os Pensadores”, São Paulo, Abril Cultural, 1974
14. JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia; a formação do homem grego. Tradução M. Pereira; adaptação do texto para a edição brasileira, Monica Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins fontes, 1989.
15. JACKOBSON, R. Lingüística e comunicação, São Paulo, Ed. Cultrix (“À procura da essência da linguagem”)
16. JAPIASSU, H. Introdução às Ciências Humanas, São Paulo, Ed. Letras e letras, 2002
17. KNELLER, G.F. A ciência como atividade humana, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1980
18. KOYRÉ, A. Estudos de História do pensamento científico, tradução e revisão técnica de Márcio Ramalho, Rio de Janeiro, Ed. Forense Universitária, 1982
19. LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano, São Paulo, Abril Cultural, 1978
20. MORGENBESSER, S. (org.) Filosofia da ciência, São Paulo, Ed. Cultrix, 1989
21. POPPER, K. A Lógica da Pesquisa científica, São Paulo, Ed. Cultrix, 1972
22.VERNANT, Jean Pierre. Mito e pensamento entre os gregos. Tradução portuguesa de Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
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EIXO TEMÁTICO: ÉTICA E CIDADANIA | ||
CONTEÚDO | COMPETÊNCIAS | HABILIDADES |
1.1. O campo da ética e da moral 1.2 Liberdade e determinismo 1.3. Felicidade e dever 1.4. Ética e ciência 1.5. Ética e política 1.6. Ética e violência | Ler textos filosóficos de modo significativo. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo Debater tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. | . Compreender a dimensão ética e moral da existência humana. . Compreender e distinguir entre leis naturais e as leis morais. . Compreender e distinguir juízos de realidade e juízos de valor. . Estabelecer distinções entre ética e moral . Compreender as diferentes concepções acerca da liberdade. . Discernir e relacionar os conceitos de liberdade e de determinismo. . Distinguir a idéia de liberdade da de livre arbítrio. . Compreender e distinguir conceitos e teorias acerca da felicidade e do dever. Compreender e diferenciar vontade autônoma e heterônoma. Compreender as relações entre Ética e ciência Compreender os diferentes conceitos e teorias relativos à justiça, cidadania, poder, democracia, jusnaturalismo e contratualismo. . Compreender e utilizar de forma coerente os conceitos de direito, dever, responsabilidade e cidadania, vinculando-os à idéia de ordem política. . Compreender a violência como um fenômeno ocasionado pela ausência de valores éticos. Os temas deverão ser definido pelo professor levando em conta as variáveis acima mencionadas. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE FILOSOFIA PARA A 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO: ESTÉTICA | ||
CONTEÚDO | COMPETÊNCIAS | HABILIDADES |
1.1. Arte e realidade : imitação e representação 1.2 O belo e a questão do gosto 1.3. Arte e técnica 1.4. A função social da arte | Ler textos filosóficos de modo significativo. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo Debater tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. | . Compreender os conceitos de arte e beleza. . Compreender o conceito de juízo estético e distingui-lo dos juízos de realidade e de valor. Caracterizar e identificar juízo de gosto e juízo estético. .Compreender e distinguir o belo natural e o belo artístico . Conceituar e compreender o conceito de mímesis em suas diversas acepções. . Compreender o conceito de técnica e relacioná-lo ao conceito de arte. . Identificar as inovações tecnológicas e suas influências na arte. . Estabelecer relações entre arte e sociedade. . Compreender e distinguir os conceitos de industria cultural e arte popular |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE FILOSOFIA PARA A 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO: A IDENTIDADE MORAL E CULTURAL DO HOMEM | ||
CONTEÚDO | COMPETÊNCIAS | HABILIDADES |
Questões relativas a identidade do sujeito moral, relação do homem com os outros homens e com o mundo. Temas livres visando atender os interesses dos alunos, as diversidades culturais de cada município e o projeto pedagógico da escola Os temas deverão ser definido pelo professor levando em conta as variáveis acima mencionadas. | Ler textos filosóficos de modo significativo. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo Debater tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. | A serem definidas conforme a especificidade do tema a ser tratado. |
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O ALUNO
1. ARANHA, M.ª Lúcia e MARTINS M.ª Helena. Filosofando: Introdução à Filosofia, São Paulo, Editora Moderna, 1997
2. ARANHA, M.ª Lúcia e MARTINS M.ª Helena. Temas de filosofia, São Paulo, Ed. Moderna, 1998
3. CHALITA, G. Vivendo a Filosofia, São Paulo, Ed. Atual, 2004
4. CHAUÌ, M. Convite a Filosofia S. Paulo , Ed. Ática, 2003
5. CHAUÍ, M. Filosofia, S. Paulo, Ed. Ática, 2003, Série Novo Ensino Médio.
6. CHAUÌ, M. et alli. Primeira Filosofia : Lições introdutórias, São Paulo, Ed. Brasiliense, 1984
7. CORDI, C. et alli. Para filosofar, São Paulo, Ed. Scipione, 2002
8. COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia : História e grandes temas, São Paulo, Ed. Saraiva, 2001
9. CUNHA, J. A. Filosofia: Iniciação à investigação filosófica, São Paulo, Ed. Atual, 1992
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O PROFESSOR :
I. SOBRE ÉTICA E CIDADANIA
1. ARISTÓTELES, Ética a Nicomaco, São Paulo, Abril Cultural, 1979 (Os Pensadores)
2. ARISTÓTELES, A política, Ed. Martins Fontes, 1991
3. HABERMAS, Direito e democracia, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1997, vol. I
4. HOBBES, T. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil, São Paulo, Abril Cultural, 1979
5. HOBBES, T. Do cidadão, São Paulo, Martins Fontes, 1992
6. KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes (segunda formulação),Trad. Paulo Quintela, Abril Cultural, 1980
7. LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo, São Paulo, Abril Cultural, 1978
8. MAQUIAVEL, N. O Príncipe, São Paulo, Abril Cultural, 1979
9. PLATÃO. A Republica, Belém, Ed. da UFPA, 1988
10. RICOEUR, P. Leituras 1 : Em torno ao político, (“Distinção entre Ética e Moral”), trad. Marcelo Perine, São Paulo, Loyola, 1995
11. ROUSSEAU, J-J. Do contrato social, São Paulo, Abril Cultural, 1979
12. ROUSSEAU, J.J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Trad. de Lourdes S. Machado, São Paulo, Abril Cultural, 1978
II. SOBRE ESTÉTICA :
1. ARISTÓTELES, Poética, São Paulo, Abril Cultural, 1984
2. BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e politíca, vol. I, (“A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”) , São Paulo, Editora Brasiliense, 1986
3. HEGEL, G. A Estética, São Paulo, Abril Cultural, 1980
4. KANT, I. Crítica da faculdade do juízo, trad. Valério Rohden e Antônio Marques, Rio de Janeiro, Forense Universitária
5. NUNES, B. Introdução à Filosofia da arte, São Paulo, Ed. Ática, 1989
6. PLATÃO. A Republica, Belém, Ed. da UFPA, 1988
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EIXO TEMÁTICO : FILOSOFIA E CIÊNCIA | ||
CONTEÚDO | COMPETÊNCIAS | HABILIDADES |
1.1. Relação e distinção entre Filosofia e Ciência 1.2 Surgimento da Ciência Moderna e suas características 1.3. A questão do método e da objetividade nas Ciências Naturais e Humanas. 1.4. Ciência e ideologia 1.5. Conhecimento e linguagem | Ler textos filosóficos de modo significativo. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo Debater tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. | . Estabelecer relações e distinções entre Filosofia e Ciência . Caracterizar e comparar a concepção antiga e moderna de ciência. . Compreender o sentido e o alcance da Revolução Cientifica moderna. . Compreender a questão do método e suas implicações para a constituição da ciência. . Compreender as concepções empiristas e racionalistas acerca do conhecimento e método. . Distinguir o método indutivo do dedutivo e compreender a função das hipóteses, leis, teorias e modelos, bem como o papel da observação e explicação na construção do conhecimento científico. . Compreender o surgimento das Ciências Humanas a partir da transposição do modelo e método das Ciências Naturais e as dificuldades de aplicabilidade desse modelo e método ao estudo do homem. . Discernir a questão da objetividade nas Ciências Naturais e Humanas. . Compreender o conceito de ideologia e suas relações com a ciência .Caracterizar conhecimento e linguagem e compreender suas implicações reciprocas. . Compreender a especificidade da linguagem cientifica. |
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EIXO TEMÁTICO: ÉTICA E CIDADANIA | ||
CONTEÚDO | COMPETÊNCIAS | HABILIDADES |
1.1. O campo da ética e da moral 1.2 Liberdade e determinismo 1.3. Felicidade e dever 1.4. Ética e política | Ler textos filosóficos de modo significativo. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo Debater tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. | . Compreender a dimensão ética e moral da existência humana. . Compreender e distinguir entre leis naturais e as leis morais. . Compreender e distinguir juízos de realidade e juízos de valor. . Estabelecer distinções entre ética e moral . Compreender as diferentes concepções acerca da liberdade. . Discernir e relacionar os conceitos de liberdade e de determinismo. . Distinguir a idéia de liberdade da de livre arbítrio. . Compreender e distinguir conceitos e teorias acerca da felicidade e do dever. Compreender e diferenciar vontade autônoma e heterônoma. Compreender os diferentes conceitos e teorias relativos à justiça, cidadania, poder, democracia, jusnaturalismo e contratualismo. . Compreender e utilizar de forma coerente os conceitos de direito, dever, responsabilidade e cidadania, vinculando-os à idéia de ordem política. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE FILOSOFIA PARA A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO: ESTÉTICA | ||
CONTEÚDO | COMPETÊNCIAS | HABILIDADES |
1.1. Arte e realidade : imitação e representação 1.2 O belo e a questão do gosto 1.3. Arte e técnica 1.4. A função social da arte | Ler textos filosóficos de modo significativo. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo Debater tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. | . Compreender os conceitos de arte e beleza. . Compreender o conceito de juízo estético e distingui-lo dos juízos de realidade e de valor. Caracterizar e identificar juízo de gosto e juízo estético. .Compreender e distinguir o belo natural e o belo artístico . Conceituar e compreender o conceito de mímesis em suas diversas acepções. . Compreender o conceito de técnica e relacioná-lo ao conceito de arte. . Identificar as inovações tecnológicas e suas influências na arte. . Estabelecer relações entre arte e sociedade. . Compreender e distinguir os conceitos de industria cultural e arte popular |
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O ALUNO
1. ARANHA, M.ª Lúcia e MARTINS M.ª Helena. Filosofando: Introdução à Filosofia, São Paulo, Editora Moderna, 1997
2. ARANHA, M.ª Lúcia e MARTINS M.ª Helena. Temas de filosofia, São Paulo, Ed. Moderna, 1998
3. CHALITA, G. Vivendo a Filosofia, São Paulo, Ed. Atual, 2004
4. CHAUÌ, M. Convite a Filosofia S. Paulo , Ed. Ática, 2003
5. CHAUÍ, M. Filosofia, S. Paulo, Ed. Ática, 2003, Série Novo Ensino Médio.
6. CHAUÌ, M. et alli. Primeira Filosofia : Lições introdutórias, São Paulo, Ed. Brasiliense, 1984
7. CORDI, C. et alli. Para filosofar, São Paulo, Ed. Scipione, 2002
8. COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia : História e grandes temas, São Paulo, Ed. Saraiva, 2001
9. CUNHA, J. A. Filosofia: Iniciação à investigação filosófica, São Paulo, Ed. Atual, 1992
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O PROFESSOR :
I. SOBRE FILOSOFIA E CIÊNCIA :
1. ADORNO, T. Temas Básicos de Sociologia, (“Conceito de Sociologia”), São Paulo, Ed. Cultrix, 1978
2. BACON, F. Novum Organum, São Paulo, Abril Cultural, 1979
3. COPI, I. Introdução a lógica, São Paulo, Ed. Mestre Jou, 1974
4. COMTE, A. Curso de Filosofia positiva, São Paulo, Abril Cultural, 1978
5. DESCARTES, Princípios da filosofia, (Carta Prefácio), trad. João Gama, Lisboa, Edições 70, 1997
6. DESCARTES, Discurso sobre o método, S. P., Abril Cultural, 1980
7. GALILEU, O Ensaiador, “Os Pensadores”, São Paulo, Abril Cultural, 1978
8. GOLDMANN, L., Ciências humanas e filosofia, São Paulo, Difel, 1984
9. GRANGER, G. A ciência e as ciências, São Paulo,Editora da UNESP, 1994
10. HABERMAS, J. Técnica e ciência enquanto ideologia, São Paulo, Abril Cultural, 1980
11. HABERMAS, J. “Conferência Conhecimento e interesse”, São Paulo, Abril Cultural, 1980
12. HESSEN, J. Teoria do Conhecimento, Coimbra, Arménio Amado Editor, 1973
13. HUME, D. Investigação sobre o entendimento Humano, “Os Pensadores”, São Paulo, Abril Cultural, 1974
14. JACKOBSON, R. Lingüística e comunicação, São Paulo, Ed. Cultrix (“À procura da essência da linguagem”)
15. JAPIASSU, H. Introdução às Ciências Humanas, São Paulo, Ed. Letras e letras, 2002
16 KNELLER, G.F. A ciência como atividade humana, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1980
17. KOYRÉ, A. Estudos de História do pensamento científico, tradução e revisão técnica de Márcio Ramalho, Rio de Janeiro, Ed. Forense Universitária, 1982
18. LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano, São Paulo, Abril Cultural, 1978
19. MORGENBESSER, S. (org.) Filosofia da ciência, São Paulo, Ed. Cultrix, 1989
20. POPPER, K. A Lógica da Pesquisa científica, São Paulo, Ed. Cultrix, 1972
II. SOBRE ÉTICA E CIDADANIA
1. ARISTÓTELES, Ética a Nicomaco, São Paulo, Abril Cultural, 1979 (Os Pensadores)
2. ARISTÓTELES, A política, Ed. Martins Fontes, 1991
3. HABERMAS, Direito e democracia, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1997, vol. I
4. HOBBES, T. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil, São Paulo, Abril Cultural, 1979
5. HOBBES, T. Do cidadão, São Paulo, Martins Fontes, 1992
6. KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes (segunda formulação),Trad. Paulo Quintela, Abril Cultural, 1980
7. LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo, São Paulo, Abril Cultural, 1978
8. MAQUIAVEL, N. O Príncipe, São Paulo, Abril Cultural, 1979
9. PLATÃO. A Republica, Belém, Ed. da UFPA, 1988
10. RICOEUR, P. Leituras 1 : Em torno ao político, (“Distinção entre Ética e Moral”), trad. Marcelo Perine, São Paulo, Loyola, 1995
11. ROUSSEAU, J-J. Do contrato social, São Paulo, Abril Cultural, 1979
12. ROUSSEAU, J.J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Trad. de Lourdes S. Machado, São Paulo, Abril Cultural, 1978
III. SOBRE ESTÉTICA :
1. ARISTÓTELES, Poética, São Paulo, Abril Cultural, 1984
2. BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e politíca, vol. I, (“A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”) , São Paulo, Editora Brasiliense, 1986
3. HEGEL, G. A Estética, São Paulo, Abril Cultural, 1980
4. KANT, I. Crítica da faculdade do juízo, trad. Valério Rohden e Antônio Marques, Rio de Janeiro, Forense Universitária
5. NUNES, B. Introdução à Filosofia da arte, São Paulo, Ed. Ática, 1989
6. PLATÃO. A Republica, Belém, Ed. da UFPA, 1988
esta faltando o modo de avaliação porem todavia esta otimo o plano
ResponderExcluire a filosofia politica??? cadê????
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