GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE SOCIOLOGIA
1º ANO – DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA E SOCIEDADE | ||
I BIMESTRE | COMPETÊNCIA | HABILIDADES |
1. UNIDADE I: 1. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO. 1.1. A Revolução Industrial, formação das Ciências Sociais e o Surgimento da Sociologia como Ciência. | · Compreender o conhecimento humano em particular aquele voltado para o estudo da realidade social, a partir do campo de atuação da sociologia e das demais Ciências Sociais na modernidade. | · Conhecer os fundamentos da Sociologia relacionando com o surgimento do capitalismo. · Compreender a Sociologia como proposta de interferência na realidade social. |
II BIMESTRE | | |
2. A QUESTÃO DO MÉTODO SOCIOLÓGICO E AS PRINCIPAIS CORRENTES SOCIOLÓGICAS. 2.1. Augusto Comte e o pensamento positivista. 2.2. Émile Durkheim: O Fato Social, Coisa, Solidariedades e O Suicídio. 2.3. Max Weber: Ação Social, dominação 2.4. Karl Marx: Materialismo Histórico, mais-valia, lutas de classes, fetiche da mercadoria, desigualdade social. | · Identificar a realidade social como objeto de estudo científico, através dos princípios sociológicos como subsídio teórico-prático, para a interpretação das sociedades humanas. | · Diferenciar as Ciências Humanas e Ciências Naturais. (Métodos Objeto e Tecnologia) |
3. UNIDADE III: 3. Conceitos fundamentais de Sociologia 3.1. Entender o processo de socialização como fator de humanização. 3.2. A formação dos grupos humanos, suas inter-relações e transformações. 3.3. Contatos sociais, interação social, grupos sociais. 3.4. Comunidade, sociedades e controle social. (Diferenciar os significados de comunidade e sociedade a partir da noção de territorialidade, temporalidade, das relações interpessoais, da estrutura de poder e produção). 3.5. Instituições sociais e controle social - significado de instituição, o papel das instituições, principais instituições. 3.6. O controle social como princípio de normatização das relações interpessoais (moral e ética) e a crise dos valores na sociedade atual. | · Compreender os principais conceitos sociológicos para a interpretação das relações entre os diferentes grupos humanos e suas sociedades e processos de socialização. · Identificar o processo de desenvolvimento das sociedades, segundo as relações de produção estabelecidas. · Analisar a função das principais instituições sociais e sua influência sobre o comportamento social dos indivíduos. | · Compreender a Sociologia como uma produção do pensamento pelo qual se apreende e se interfere sua realidade social. |
IV. BIMESTRE | CULTURA E IDEOLOGIA | |
1. DIVERSIDADE CULTURAL E IDEOLOGIA 1.1. A questão da diversidade e o direito à diferença. 1.2. Unidade humana e a identidade: o etnocentrismo. 1.3. Indústria Cultural e os Meios de Comunicação de Massa. 1.4. As várias concepções do conceito de ideologia. | · Identificar as diversidades étnico-culturais e suas projeções no meio social. · Interpretar os impactos tecnológicos e suas conseqüências no mundo globalizado, evidenciando em especial os problemas e os desafios no contexto amazônico. | · Compreender o conceito de cultura e ideologia e seu desenvolvimento, para a análise crítica da indústria cultural e suas implicações. · Identificar os conceitos e significados de alienação mediante uma concepção crítica do meio social. |
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
· TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 1 ed. SP. Atual, 2007
· COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. SP. Moderna. 1997
· SANTOS, Pérsio. Introdução à Sociologia. Ed. Ática.
· MEKSENAS. Paulo. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida. São Paulo. Ed. Loyola, 2001.
· COSTA. Maria José Jackson. Sociologia na Amazônia: Debates Teóricos e Experiência de Pesquisa. Ed. 1ª. Ed. Edufpa(PA), 2001.
SUGESTÃO DE LEITURAS
· COMTE. Augusto. Criador da Física Social. Lelita Oliveira Benoit, 144 pgs Ed. Moderna.
· COMTE, Auguste. Discurso sobre o Espírito Positivo. Ed. Martins Fontes
· Marx, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista. 1848. Ed. Vozes.
· Durkheim, Émile. As Regras do Método Sociológico, Editora: MARTINS FONTES
· Durkheim, Emile. O SUICIDIO. Ed. Martins Pontes. 2007.
· Weber, Max. Economia e Sociedade, Ed. Vozes. 1998.
· SANTOS, Joel Rufino. O que é racismo? São Paulo. Brasiliense. 1996.
· MARTINS. Carlos, B. O que é Sociologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· IANNI, OCTÁVIO. Sociologia e Sociedade no Brasil. São Paulo. Alfa-ômega, 1978.
· FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica. SP. LTC. 1987
· WEBER, Max. A Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.
· LARAIA, Rocque Barros. Cultura: um conceito antropológico. Ed. Vozes.
· FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala, 47ª Ed. RJ: Global Editora
· QUINTANEIRO, Tânia. (ORG) UM TOQUE DE CLASSE. UFMG, 2007
PERIÓDICOS:
Revista: Sociologia Ciência & Vida. Editora: Escala.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE SOCIOLOGIA
2º ANO – DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO: CULTURA E IDEOLOGIA | ||
I BIMESTRE | COMPETÊNCIA | HABILIDADES |
· Cultura e dominação 1.1. A questão do gênero. 1.2. Ética, cidadania e as relações interpessoais. 1.3. O multiculturalismo. | · Compreender os aspectos sócio-culturais entre os diferentes grupos de indivíduos (a condição do homem, da mulher, do negro, do índio, etc. na sociedade) | · Diferenciar o processo de construção das manifestações culturais na organização dos grupos humanos. |
EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA, POLÍTICA E CIDADANIA | ||
II BIMESTRE | | |
Concepções de Estado e poder Político. 2.1. O papel do Estado na formação da cidadania. 2.2. Tipos de Estado (ditatorial, democrático e social-democrático, socialismo real). 2.3. Modelo de Estados modernos e de economia contemporânea: Estado Liberal, Bem-Estar Social, neoliberalismo e socialismo. 2.4. Globalização, neoliberal e neo-solidária. | · Compreender a reestruturação do Estado dentro da economia e da política mundial. · Compreender as funções do Estado Moderno em relação as exigências do mercado Neoliberal. | · Analisar as relações humanas sob as perspectivas do poder (micro e macro) e suas implementações na ordem política e econômica. |
| | |
III BIMESTRE | | |
3. Organização social do trabalho, emprego, desemprego, subemprego e tempo livro. | · Compreender as mudanças no mundo do trabalho, considerando a participação política dos indivíduos e dos grupos sociais na construção da plena cidadania. | · Analisar as novas situações e impactos tecnológicos no cotidiano, discutindo a condição de homens e de mulheres e suas possibilidades de vida e de trabalho na sociedade atual |
| | |
IV BIMESTRE | | |
4.1 Questões e Problemas Sociais da Contemporaneidade 4.2. Violência: (física e simbólica) 4.3. Marginalidade. 4.4. Pedofilia. 4.5. Massificação das drogas. | · Compreender o processo de mobilização entre os indivíduos a partir da identificação de suas necessidades, problemas, interesses e conflitos. · Reconhecer os problemas sociais presentes na sociedade causados pelas novas relações sociais. | · Explicar os avanços e as conquistas sociais alcançados através da conscientização e transformação da sociedade. · Analisar as conseqüências advindas da violência criando possibilidade de enfrentamento e prevenção. |
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
· TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 1 ed. SP. Atual, 2007
· COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. SP. Moderna. 1997
· SANTOS, Pérsio. Introdução à Sociologia. Ed. Ática.
· MEKSENAS. Paulo. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida. São Paulo. Ed. Loyola, 2001.
· COSTA. Maria José Jackson. Sociologia na Amazônia: Debates Teóricos e Experiência de Pesquisa. Ed. 1ª. Ed. Edufpa(PA), 2001.
SUGESTÃO DE LEITURAS
· COMTE. Augusto. Criador da Física Social. Lelita Oliveira Benoit, 144 pgs Ed. Moderna.
· COMTE, Auguste. Discurso sobre o Espírito Positivo. Ed. Martins Fontes
· Marx, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista. 1848. Ed. Vozes.
· Durkheim, Émile. As Regras do Método Sociológico, Editora: MARTINS FONTES
· Durkheim, Emile. O SUICIDIO. Ed. Martins Pontes. 2007.
· Weber, Max. Economia e Sociedade, Ed. Vozes. 1998.
· SANTOS, Joel Rufino. O que é racismo? São Paulo. Brasiliense. 1996.
· MARTINS. Carlos, B. O que é Sociologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· IANNI, OCTÁVIO. Sociologia e Sociedade no Brasil. São Paulo. Alfa-ômega, 1978.
· FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica. SP. LTC. 1987
· WEBER, Max. A Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.
· LARAIA, Rocque Barros. Cultura: um conceito antropológico. Ed. Vozes.
· FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala, 47ª Ed. RJ: Global Editora
· QUINTANEIRO, Tânia. (ORG) UM TOQUE DE CLASSE. UFMG, 2007
PERIÓDICOS:
Revista: Sociologia Ciência & Vida. Editora: Escala.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE SOCIOLOGIA
3º ANO – DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA E SOCIEDADE | ||
I BIMESTRE | COMPETÊNCIA | HABILIDADES |
1. A história da formação do pensamento sociológico brasileiro 1.1. A década de 30 e o surgimento da análise sociológica brasileira. 1.2. A contribuição dos teóricos brasileiros. | · Compreender a realidade brasileira a partir da investigação sociológica dos aspectos sociais, políticas, econômicas e culturais, resgatando a contribuição dos sociólogos brasileiros. | · Analisar a atuação dos principais sociólogos brasileiros nas problematizações sociais e o seu papel como agentes de mudança social. |
EIXO TEMÁTICO: CULTURA E IDEOLOGIA | ||
II BIMESTRE | | |
2. A questão do método de investigação científica e a pesquisa social. 2.1. Os valores sociais enquanto instrumento de manutenção ou transformação da sociedade. 2.2. A questão religiosa. 2.3. O problema étnico-racial. | · Identificar através do estudo da sociologia as questões humanas como objeto de pesquisa científica. | · Explicar através da metodologia científica os procedimentos utilizados pela pesquisa sociológica na investigação dos fenômenos sociais. · Estabelecer as relações entre conhecimentos teóricos e as práticas sociais. |
EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA, POLÍTICA E CIDADANIA | ||
III BIMESTRE | | |
3. Problemática da dependência versus desenvolvimento 3.1. A questão da Amazônia: soberania, internacionalização e sustentabilidade. 3.1.2. Ecologia, biodiversidade e bioética. | · Interpretar os aspectos sócio-ambientais na região amazônica e suas implicações nas atuais demandas internacionais. | · Analisar criticamente o papel da Amazônia enquanto fronteiro de capital. · Buscar novas formas de intervenção na relação homem versus natureza. |
| | |
IV BIMESTRE | | |
4. Tecnologia e sociedade 4.1. Como a tecnologia está transformando as relações sociais. 4.2. Internet e outros meios de comunicação de massa. 4.3. Tecnologia estético-corporal e o consumismo | · Compreender a utilização das novas tecnológicas e sua interferência no cotidiano. | · Diferenciar as várias formas de tecnologia e suas influências na dinâmica social. |
| | |
5 Modernidade e Sociedade (sugestão de conteúdo) v A modernidade enquanto projeto civilizatório (a ruptura com o saber teológico: o humanismo do século XVI e o Iluminismo do século XVIII como momentos iniciais de construção de uma nova proposta civilizatória). v A modernidade social: os direitos civis, políticos, sociais, solidários e a questão da cidadania; a racionalidade do Estado e o Direito; a secularização dos valores, costumes, concepções de mundo e o desenvolvimento da ciência. v A modernidade como emancipação subjetiva e histórica do ser humano. v A razão instrumental: o homem pensado na dimensão econômica e material. v A razão emancipadora:.o homem pensado na dimensão da sua liberdade e cidadania. · |
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
· TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 1 ed. SP. Atual, 2007
· COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. SP. Moderna. 1997
· SANTOS, Pérsio. Introdução à Sociologia. Ed. Ática.
· MEKSENAS. Paulo. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida. São Paulo. Ed. Loyola, 2001.
· COSTA. Maria José Jackson. Sociologia na Amazônia: Debates Teóricos e Experiência de Pesquisa. Ed. 1ª. Ed. Edufpa(PA), 2001.
SUGESTÃO DE LEITURAS
· COMTE. Augusto. Criador da Física Social. Lelita Oliveira Benoit, 144 pgs Ed. Moderna.
· COMTE, Auguste. Discurso sobre o Espírito Positivo. Ed. Martins Fontes
· Marx, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista. 1848. Ed. Vozes.
· Durkheim, Émile. As Regras do Método Sociológico, Editora: MARTINS FONTES
· Durkheim, Emile. O SUICIDIO. Ed. Martins Pontes. 2007.
· Weber, Max. Economia e Sociedade, Ed. Vozes. 1998.
· SANTOS, Joel Rufino. O que é racismo? São Paulo. Brasiliense. 1996.
· MARTINS. Carlos, B. O que é Sociologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· IANNI, OCTÁVIO. Sociologia e Sociedade no Brasil. São Paulo. Alfa-ômega, 1978.
· FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica. SP. LTC. 1987
· WEBER, Max. A Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.
· LARAIA, Rocque Barros. Cultura: um conceito antropológico. Ed. Vozes.
· FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala, 47ª Ed. RJ: Global Editora
· QUINTANEIRO, Tânia. (ORG) UM TOQUE DE CLASSE. UFMG, 2007
PERIÓDICOS:
Revista: Sociologia Ciência & Vida. Editora: Escala.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirERRO!
ResponderExcluirMUITOOOOO RUIM DE VERDADE SAIAM DELE AGORA!
ResponderExcluirMuito obrigado! Me ajudou muito! Uma dica:recomende filmes e documentários também ;)
ResponderExcluirObrigada, por facilitar o meu trabalho!Por me dar um direcionamento!
ResponderExcluirboa tarde , alguém tem o programa desse ano 2018 , é para meu trabalho de conclusão de curso em Ciências Sociais na UFPA.
ResponderExcluirexcelente plano eu como educador habilitado em sociologia valorizo esse conteúdo
ResponderExcluir